quarta-feira, 28 de julho de 2010

A primeira vez...

Diz-se que a primeira a gente nunca esquece. O primeiro abraço de ternura, o primeiro beijo, a primeira transa, a primeira paixão, o primeiro suspiro, a primeira bebedeira, a primeira ressaca, a primeira viagem…e mais a primeira impressão é que fica!
A minha primeira vez na Assembleia Nacional de Cabo Verde, na Magna-Casa dos legisladores deste país, foi antes de mais um dia histórico. Era a discussão para aprovação da proposta de lei sobre violência baseada no género.
Nunca tinha ido assistir um debate em sessão plenária, acompanhava sempre (algumas vezes) pela rádio e achava aquilo muito chato. Ficavam horas e horas a discutir picuinhas, detalhes que podiam ser ultrapassados se tod@s fizessem seu trabalho de casa, antes de entrar no cerne da questão em causa.
In loco, não me pareceu muito diferente, aliás é bem pior. Que me desculpem @s deputad@s da Nação, mas uma creche é bem mais comportada. Aliás, mais comportada e com um clima leve e de alegria que paira no ar. É que é um barulho infernal, onde se ouvem falam pelos cotovelos, botam piadas em alto e bom som, expõem seus interesses pessoais, isso sem falar do ar pesado.
Como disse acima, minha primeira vez na ANCV foi antes de mais um dia histórico, foi aprovado na generalidade a lei sobre a violência baseada no género. Alguns podem dizer que ainda falta muito caminho para percorrer, não discordo. Mas para esse longo caminho foi preciso este grande passo.
Parabéns aos que trabalharam neste intuito, que acredito terá todo o apoio da sociedade civil.
Perseverança é a palavra…

Sem comentários: