segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Futebol e os Sentidos




Nunca escrevi sobre futebol. Sempre achei que não era necessário, discorrer linhas e linhas, textos e mais textos sobre o desporto-Rei. Mas sim, achei e continuo com a mesma perspectiva, que o futebol deve ser “sentido” com os 5 sentidos e mais um, o coração. Ele mexe com nossas vidas, com nossos brios, com nossas emoções…
Vejamos. Logicamente para assistirmos a um jogo de futebol do nosso querido clube do coração, precisamos dos olhos, os mais “ferenh@s” assistem ao jogo e escutam o relato pela rádio ao mesmo tempo. Os olhos brilham quando vemos um golo do nosso clube, choram de alegria, entristecem, esmorecem, choram de tristeza quando sofremos um golo. É música para os nossos ouvidos, escutarmos um rasgado “é goloooooo” pela rádio. Igualmente é surpreendentemente agradável ir ao estádio e ver com olhos de ver aquela moldura humana, torcendo, gritando, entoando os hinos, poder tocar nas pessoas, abraçar quando se comemora um golo, ter a chance, mínima que seja de conseguir chegar perto e tocar um jogador-ídolo de seu clube, sentir o cheiro da relva, cheiro das pessoas, cheiro a “churrasquinho” na entrada do estádio.
Ganha-se, comemora-se, sente-se fome, sede, vontade de dançar, pular, gritar. Perde-se, perde-se tudo a fome, a sede, a vontade de dançar, de gritar, de pular, os mais exagerados perdem até a vontade de viver.
Esqueci-me do coração? Não! Este está sempre presente. Batendo forte. Ele é capaz de torcer mais que nós próprios, pula pela boca, às vezes resulta em paragem.

Minha gente, futebol é torcer. Sem torcedores, sem sentidos ele não sobrevive. Ele gera massas, desperta rivalidades, mas que sejam elas saudáveis, sem violência. Sem uma boa rivalidade, que graça teria assistir um clássico? Sem as trocas de palavras que geralmente antecedem os grandes clássicos, que graça teria, assistir um clássico, ou mesmo ir a um estádio cheio, lotado?
Digam-me quão agradável é vencer um rival, 1-0, 2-0? Não importa o placar! Importa vencer, importa sentir.

Por isso, meus querid@s, sentem o futebol. Sentem cada momento, cada jogada, cada golo, cada alegria, cada tristeza que ele lhe proporciona.
Que comemorem-se as vitórias, todas elas, e que chorem-se as derrotas. Futebol é isto. Futebol é arte como diria o outro.

Sem comentários: