segunda-feira, 16 de novembro de 2009

E assim...meu blog!!!




A 25 de Janeiro de 1984, deu-se inicio ao que é considerado o maior movimento popular da história do Brasil, “Diretas Já”. O pressuposto era criar um movimento reivindicativo, por eleições directas naquele país. Contudo, a ideia do movimento, já tinha sido lançada em 1983 pelo senador Teotónio Varela. Dai que começaram a aparecer as primeiras manifestações: Março de 1983, Município de Abreu e Lima, Estado Pernambuco; Junho de 1983, Goiânia; Novembro de 1983, Curitiba; Novembro de 1983, São Paulo. O movimento cresce substancialmente e ganha força por todo o país, que vive uma situação de crise económica, altas taxas de inflação e uma profunda recessão.
Momento propício para a mobilização de populares no geral, em conjunto com sindicatos, representantes de distintas cores partidárias, pensamentos políticos, unirem forças no anseio de eleições directas para Presidente da Republica, acabando assim, com a repressão e a ditadura.
As manifestações passam a ser contidas através de uma forte repressão, censuras sobre a imprensa, prisões, violência por parte da polícia, torturas.
O movimento segue por todo o país, sem retroceder perante as repressões. Ganha massa crítica, tem o apoio de artistas e intelectuais engajados pela causa. O regime militar começa a perder “fôlego” e prestigio diante da população. Os próprio militares descontentes com seus salários, devido à situação económica, começam a pressionar seus superiores.
O movimento pelas "Diretas Já" teve grande importância na redemocratização do Brasil, e culmina com a volta do poder civil em 1985, na qual é aprovada uma nova Constituição Federal em 1988, seguida de realização das eleições directas para Presidente da República em 1989.

Numa só voz, pode-se assim dizer, o povo brasileiro se uniu por uma causa. Deixaram de lado cores partidárias diferentes, pensamentos ideológicos distintos. Pôr fim à repressão e à ditadura militar.
Este blog vem propor “unir”, sem pretensão nenhuma, as vozes, as reivindicações, os desejos, as preocupações, as alegrias, do nosso povo, dos nossos cidadãos, por uma causa, que seja. Podia ficar aqui horas e horas, enumerando uma série de reivindicações, de causas que podemos e devemos dar voz.
Ficarei por aqui, porque certamente não vai faltar oportunidade.
Portanto, indirecta ou directamente, seja bem-vindo.

Sem comentários: