sábado, 5 de fevereiro de 2011

Declaração de Voto

Declaro aqui publicamente minha intenção de voto, mesmo sabendo que, não devo satisfações a ninguém. Mas porque algo tem vindo a me atormentar e passou a ser angustiante nos últimos 15 dias. Como me sinto? Triste. Decepcionado.

A minha expectativa para esta campanha era, numa escala de 0 a 10, 1000. Frente a frente duas pessoas que quer queiramos quer não marcaram a historia e o contexto politico de Cabo Verde. Não só pelos cabeça-de-lista, mas também pelas pessoas envolvidas nas listas. Esperei debates consistentes, fervendo ideias, contrapondo propostas, discursos inspiradores, soluções factíveis para Cabo Verde. Afinal acreditei que já somos um povo que não se deixa enganar com showmicios, outdors gigantes, slogans demagógicos, palavras de ordem, tempos de antena produzidos com tecnologia de ponta, mas sim queremos propostas, queremos soluções, queremos politic@s que sabem que servir a Nação é trabalhar durante 5 anos (afinal o dinheiro que lhes pagamos é pra isso) e não em 15 dias, que sabem o que é respeito pelas pessoas. Infelizmente resolveram enredar por outros caminhos. Está bem, podem me chamar de optimista-lunático-utópico. Não vou entrar aqui em detalhes para fazer uma espécie de rescaldo das eleições. Foi o que tod@s nós vimos. Pessoas que se achavam superiores por serem candidat@s a deputad@s, pessoas dominadas pelo ódio, picardias, desafectos, confundiram-se conceitos de liberdade, democracia, socialismo, e acima de tudo amizade e respeito pelas pessoas. Também não vou fazer uma análise digna de um cientista político, deixo para os experts.

Simplesmente faço minha auto-critica. Tenho por mim que politica se faz diariamente, linearmente. Sim somos chamados a eleger noss@s representantes para fazerem esse trabalho por nós, já que não nos é possível. Temos que estudar, trabalhar, passear, beber com @s amig@s, tomar conta das crianças em casa (quem as tiver), etc etc… Mas e se algo corre mal durante a governação d@s noss@s representantes? E se eles não nos estão a representar como achamos que deveriam? Esperamos mais cinco anos? Fazemos algo de diferente para que mude a situação, para além de estudar, trabalhar, passear, beber com @s amig@s, tomar conta das crianças em casa (quem as tiver), etc etc… ?

Pergunto mais: quantas vezes eu Ivan Santos, disse, fiz alguma coisa de concreto, quando por ventura @s representantes falhassem no exercício de suas funções? Será que não estou a ser conivente com tudo isto? Será que ao eleger @s representantes da Nação, poderei lavar as minhas mãos e acomodar-me? E o Livro de Reclamações fica onde?

Também respondo: Sim! Sim chegam as campanhas eleitorais, é aquele frenesim, no domingo voto naquele que mais me convém, depois segunda-feira volto ao meu estado normal: comodismo, apatia, pasmaceira. Sim sou conivente e cúmplice do que se está a passar. Falo de como decorreram estas eleições, falo do silêncio ensurdecedor (falo por mim) que faz sentir durante 5 anos de governação d@s representantes, enfim…

Sempre fui um apologista do voto, é uma preciosidade mesmo. Aliás já entrei em discussões fervorosas sobre a importância do voto, do acto de cidadania, enfim. Mas também sempre achei que o voto deve ser acompanhado de espécie de Seguimento & Avaliação. Que é o que não está a ser feito, muito sinceramente falando. Desta vez não me senti assim. Então decidi que o meu acto de cidadania nestas eleições vai ser, abster-me. Sim eu sei. Estou ciente de tudo o que isso implica e implicará. Mas é de plena consciência. Não espero que entendam, mas espero que respeitem.

2 comentários:

Dai Varela disse...

Há dois modos pelos quais alguém pode fazer da política a sua vocação:

viver para a política: faz dela a sua vida, num sentido interior, desfruta a posse do poder que exerce pela consciência de que sua vida tem sentido a serviço de uma "causa";

ou viver "da" política: quem luta para fazer dela uma fonte de renda permanente. Weber salienta que um político profissional não precisa buscar uma remuneração direta pelo trabalho político.


http://daivarela.blogspot.com/

Palavra disse...

Bo êh tcheu sensato na bos colocação! Um tem pena de ca entra na bo blog mais vezes pa acompanhob. E bo ta certo sim, descanso é o que mais ta prevalece entre nos. Politica e Carnaval quase que ta confundi, êh so mais um comemoração, um folia! Transportando da psicologia para a politica, Cabo-Verdianos, é Bipolar, ta varia entre quel fase maniaca (alegria contagiante ou irritação agressiva) e fase depressiva ( lentidão e dificuldades nas ideias, a atenção flutuante e perda de interesse pelas coisas em geral)...
Agora é bem entra na fase depressiva! E que em algum momento no ta consegui cuida desse disturbio com merecida atenção!