quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Blogs vs Vulcões

Dei-me conta que os blogs e os vulcões têm uma certa semelhança.

Segundo o wikipédia:
Um vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima.

Um blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Assim como os vulcões os blogs não estão sempre em "erupção", existem os activos, os dormentes e os extintos.

Assim como entre os especialistas em vulcões, não há consenso para definir o que é um vulcão activo, também na blogosfera não sabe-se definir o que é um blog activo.

Contudo tomemos aqui como definição que os blgos activos, são aqueles que aparentam ser mais agitados, provocam grandes erupções (posts), jorram lavas (comentários) e ainda libertam gases que podem por exemplo fechar espaços aéreos ou iniciar uma manifestação/revolução.

Os dormentes são aqueles que mesmo não estando sempre em actividade, podem de repente lá se irritarem com a crosta terrestre (noticia, facto que mereça ser postado, causo pessoal etc etc) e soltar um grande pum (post). Detalhe podem (ou não) provocar os mesmo fenómenos de um blog activo.

Existem também os blogs extintos. Por definição não provocam nenhuma erupção, não jorram lavas e nem libertam gases. Ou seja são inofensivos. Porém atenção neles, muita atenção neles, porque vários considerados extintos voltaram à tona com toda a força e provocaram grandes danos. Mudam de layout, mudam de fonte energética, até mudam de nome e roupagem e ganham força. Portanto olho vivo neles.

Quanto à tipologia dos vulcões, tudo irá depender do tipo de material que o dito cospe para fora.
Se o material é "ácido" tem tendência a se solidificar rapidamente. Se por outro lado o material for "básico" tem tendência a escorrer por longas distâncias.

Creio serem essas as semelhanças entre blogs e vulcões.
Resta-me dizer que os blogs com suas "erupções", de uma forma ou de outra têm vindo a contribuir ainda que de forma subtil para mudar o panorama mundial. Têm provocado a reflexão e o debate critico, têm suscitados questionamentos e algumas vezes apresentando soluções...o ano de 2011 penso que fica marcado por isso.

Portanto, quer sejam eles activos, dormentes ou extintos, que jorrem mais lava e que libertem mais gases em 2012.

Sem comentários: