terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hipocrisismos

Acabo de receber via email várias mensagens de estudantes cabo-verdian@s indignad@s com uma tal reportagem que a REDE GLOBO, no seu programa Fantástico, exibiu sobre as “Mulas do Tráfico”. Sim a Rede Globo não é flor que se cheire, como se diz por aí, portanto podemos esperar tudo. O país também talvez não seja exemplo, mas vamos ao que interessa…

É sempre doloroso assistir a reportagens dessas com olhares de fora. A reportagem aborda o drama dessas pessoas que vivem numa situação de praticamente miséria (na sua maioria mulheres), que aceitam tudo para darem um outro destino à família que deixam para trás. A meu ver, tirando uma ou outra desinformação em relação a alguns dados, infelizmente a reportagem mostra a mais pura realidade de Cabo Verde.

O que é curioso é que sempre que alguém com esse olhar de fora aborda os problemas que nós caboverdian@s enfrentamos, simultaneamente parece que surge uma onda de patriotismo exacerbado (o mesmo que não surge em outras ocasiões), que nos une de uma forma mágica, batemos no peito e dizemos, somos pobres mas somos felizes, não venham cá denegrir a nossa imagem. Nós não aceitamos de bom grado que alguém fale mal do nosso querido país da morabeza (qual morabeza?). Preferimos que falem do nosso turismo (que turismo!?), que falem da nossa cultura (qual!?), que falem da nossa qualidade de vida, acesso e condições eximias de saúde, segurança publica e educação (onde?), dos nossos jovens (que são a maioria neste país) devidamente empregados ao alcance das oportunidades (sim, pois…!) do paraíso que é Cabo Verde (ah pois paraíso…para alguns,né!).
Muitas dessas pessoas vivem em condições a roçar a precariedade, vivem com cerca de 8.000$00 mensais (as vezes até menos), fazem uma contabilidade à vida que até hoje não sei como conseguem sobreviver.

Então que me desculpem os mais sensíveis, mas vamos deixar de ser hipócritas e tapar o sol com a peneira sobre o que se passa neste país. É chegada a hora de pararmos de “vender” um país que existe só aos nossos olhos.

5 comentários:

Palavra disse...

Pois é Ivan, estou completamente de acordo! Preferia que a sitaução fosse outra, mas infelizmente não é. Cabe a nós, em vez de nos sentirmos "maguadinhos" pensarmos possibilidades de mudança!

Abçooo!

Ivan Santos disse...

Nem mais Palavra...nem mais!!!
Indignados deveríamos ficar perante tanta apatia a nossa volta...

Valeu pela visita!

Suzi disse...

Eu discordo,em parte,com voces!Sou estudante aqui no Brasil e sempre qdo perguntada onde e como é Cabo Verde,passei uma imagem positiva e diferente da realidade q a maioria dos países africanos enfrentam,sem claro deixar de apontar os problemas,fato corriqueiro a qq país com um IDH médio.O nosso patriotismo não foi afetado somente pela distorção das informações,mas sim pela falta de um contraponto,o povo caboverdeano não vive só de miséria,nem de tráfico de drogas...das dez ilhas de CV conheço 8.Condições eximias de saúde,segurança pública e educação??Já estiveste aqui no Brasil(desculpa se há algum hipócrita nessa história foram os produtores brasileiros dessa reportagem)?Lá em CV muitas pessoas(como disseste)vivem na miséria,aqui a maioria não roça a precariedade não,eles vivem-na!!E se CV chegou onde está hoje foi devido á força de vontade de muitos q não se deixaram iludibriar pela "qualidade de vida" dos países do 1ºmundo e mesmo frente a muitas adversidades construiram um país de gente pobre mas feliz sim!E é aí q mora o paraíso...na felicidade de cada um!
Quanto a tapar o sol com a peneira,o q sugeres q façamos por CV?Permanecermos inertes frente a reportagens q dizimam as únicas chances do nosso turismo dar um upgrade?
Pois compatriota enqto não aparecerem sugestões concretas de mudança para o nosso país o minímo q posso fazer é ser uma patriota exacerbada!

Ivan Santos disse...

Olá Suzy, primeiro valeu pela visita!

Acredito que nenhum criolo ou criola que tenha assistido à reportagem tenha ficado sorridente e feliz. Também acredito que qdo falamos do nosso país, falamos a realidade como referiste...somos um país com poucos recursos, mas que conseguiu à custa ser um "sobrevivente"...
Também referi que o país e os produtores da reportagem não fossem assim grandes exemplos a seguir, estive no Brasil por 6 anos e pude constatar isso.
Sim, eles lá fizeram uma reportagem com dados defasados da realidade...mas não tanta.
Olha até tocaste num ponto pertinente, vivemos numa ilusão de paraíso, onde preferimos tapar os olhos à realidade que se passa a nossa volta. E continuando assim, iremos para além de roçar a precariedade, vivê-la diarimente!!!PQ? por causa da cultura do "sab pa kagá", da cultura do "dexa bai, nada a ver"...
A questão está na ferida aberta que nos foi provocada, meteram o dedo na ferida bemmm lá no fundo, que sirva para pelo menos nos fazer reflectir e debater (como estamos aqui fazendo), sobre o que se passa neste país, mas que insistimos em tapar os olhos. Que sirva para que façamos a pergunta: "se alguem teve esse olhar de fora, essa imagem negativa de cabo Verde, será que algo não está certo,será que não é chegada a hora de repensarmos que futuro queremos para o nosso querido país?

Sugiro Suzy que não fiquemos ou sejamos apáticos, diante de uma reportagem dessas, assim como diante dos problemas que afligem Cabo Verde...

Um abraço

gasca disse...

antis di mas nu ten ki poi na nos kabesa ma infilismenti nos terra e ka so sabura,nu tem ki odja ma nu tem tcheu podri i nu ka podi tem vergonha di mostras pamo so si ki nu ta podi djunta td i ilimina kel podridom ki tem na nos meio.grasa a deus (parsem)sabura e mas tcheu ma disigualdadi ki sta kria entre nos ta trazi so porkaria.nu tem ki dexa di poi rosto pa ladu i finji ma td sta beleza pamo e ka si ki nos terra sta.
jah bless we all