sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sodade


Acabo de assistir a um filme-documentário intitulado “São Tomé, Os Últimos Contratados”, produção e realização de Leão Lopes.
Confesso que não sabia nem da existência do documentário. Através de minhas visitas diárias pela blogosfera cabo-verdiana soube pelo blog Caboverdiano que o mesmo iria se estrear hoje (19/02) e no dia 26/02 em São Vicente.

Despertou logo minha curiosidade porque nunca tinha sequer ouvido falar de um trabalho, de uma produção que retratasse esse capítulo da nossa história, aliás dos dois países.
Estudei no Brasil cinco anos e todo esse tempo compartilhei vivências e momentos com colegas santomenses, “os santolas”. Todos alegres, amantes da vida, nunca estavam tristes. Até para contar histórias tristes das quais lhes eram passadas por seus familiares descendentes, sobre a viagem para São Tomé, o trabalho na roça, a vontade de pelo menos rever os entes queridos que teriam ficado para trás, as promessas de retorno, enfim.

Sobre o documentário, o próprio Leão Lopes no final disse “está tudo dito”.
Emotivo, triste, de dar arrepios. Foi hilariante a cena das batucadeiras. Presença viva da cultura cabo-verdiana. O próprio não conseguiu conter a emoção.
Durante o filme parecia que estava numa sala de mórbidos escutando as vozes de lamentação sussurrando todo o sofrimento que haviam passado.
Alguém disse, falar da história dos contratados, da emigração cabo-verdiana para São Tomé e Príncipe é talvez falar do capítulo mais triste, mais mórbido da história de Cabo Verde.

Hoje existem cerca de 34530 cabo-verdianos ou descendentes de cabo-verdianos em São Tomé e Príncipe um país de 160.000 habitantes.
Pelo documentário também fica-se com a impressão que os cabo-verdianos ou os descendentes já não almejam tanto o retorno á sua terra natal. Querem antes de mais uma vida digna, uma vida de reconhecimento pelo que já passaram, sentem-se também santomenses e querem contribuir de alguma forma para o desenvolvimento económico-social do país. Não querem ajudas para voltar, querem ajudas para que possam construir uma vida, para que seus filhos tenham oportunidades de estudar, de trabalhar, ter acesso à saúde, segurança e não sejam eternos sobreviventes.

Só me resta dizer obrigado ao Leão Lopes pela grandiosidade do documentário e ao CaboVerdiano pela dica.

2 comentários:

Lara Amado Almeida disse...

Afinal os Caboverdeanos nem sempre foram os maus da fita!

Ivan Santos disse...

Maus da fita...!???