terça-feira, 27 de março de 2012

Partilha de texto

Leio frequentemente o Liberal. Através desse órgão de comunicação fico informada de muitos assuntos que de outra forma não chegariam ao meu conhecimento. Alguns artigos que publicam me fazem reflectir e a estar mais atenta sobre variados aspectos da sociedade cabo-verdiana. Com isto quero dizer que reconheço como meritória a labor informativa que desenvolve este órgão de comunicação. Mas, ontem fiquei perplexa, quase que tão estupefacta que nem dava para reagir. Tenho perante mim o parágrafo da notícia, leio e releio o texto e não consigo compreender, ou melhor dizendo, à perplexidade juntam-se várias emoções, e sinceramente não sei qual delas pesa mais, se a revolta ou a tristeza.

É verdade que são particularmente urgentes novas formas de actuação nas disputas políticas e eleitorais e noutras formas de participação cívica e política. É verdade também que o insulto não é coisa nova, sobretudo nas disputas eleitorais, e sobre todo o insulto às mulheres. É uma prática corrente, é só ir aos arquivos e ver como a nossa admirável Zau foi tratada em várias ocasiões, sem que praticamente se registassem reacções… Agora convenhamos esta é demais. É o sexismo e a discriminação à mulher na sua mais alta e nauseabunda expressão, apesar de que o autor ou autora do artigo, pareceu achar de bom-tom o termo que utilizou: meretriz, que é mesmo que dizer prostituta, mulher de má vida.

O autor ou autora ao utilizar o termo além de incorrer num crime, que deve ser objecto de enquadramento judicial adequado enquanto acto ofensivo e difamatório, comete também um acto manifesto de discriminação social, exercido sobre todas as mulheres e especialmente sobre aquelas que fazem da prostituição uma forma de ganhar a vida. Ele ou ela as coloca no mais baixo patamar da escala social apenas pelo facto de se tratar de mulheres? Mas porque? Será que andar as chapadas, usar a violência física para controlar as pessoas é um recurso apenas utilizado por elas? Será que essa é a sua forma de comunicação? Que quer indicar, qual é a mensagem? Acaso quer restringir a nossa liberdade de circulação? …Ou será simplesmente que achou que o significado da palavra é tão ofensivo, para a mulher a qual foi dirigida e para as mulheres em geral que nos intimidaria para todo e sempre?

Machista no seu pior. Não abonatório para nenhuma força política. Uma tentativa de atacar da forma mais burra à participação das mulheres nos processos de tomada de decisão, de tornar tal presunção num acto socialmente reprovatório. Projecta-se como uma tentativa de degradar, de com uma penada retirar a importante contribuição das mulheres, de todos os sectores sociais na construção da nação cabo-verdiana. Intimidatório dado o contexto pré-eleitoral que estamos vivendo, pois pode ser considerado um aviso a navegação: mulheres não entrem na disputa porque as vamos triturar.

Volto a enfatizar que é verdade que são particularmente urgentes novas formas de actuação nas disputas políticas e eleitorais e noutras formas de participação cívica e política, mas também é verdade que necessariamente estas novas formas de actuação devem passar também pela penalização severa das manifestações ofensivas e vexatórias, que reproduzem e reforçam estereótipos sexistas.

Pela boca morre o peixe. Desde a revisão constitucional de 1999, que a lei magna erige como limite à liberdade de expressão e informação, o dever de não fazer a apologia da discriminação da mulher (Artigo 47º). Neste caso “O Liberal” discrimina, porque subjacente ao termo utilizado encontra-se um preconceito feroz contra as mulheres. Completamente gratuito e desnecessário no contexto do artigo, ofensivo, ultrajante e misógino. A utilização do termo constitui uma manifestação de intimidação e de controlo social.

Por Maritza Rosabal.

1 comentário:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
ecos
de
la
tarde
callada
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
IVAN SANTOS

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

José
Ramón...