terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nomes

Ando por estes dias à procura de nomes…

Os nomes nos identificam como pessoas, como seres humanos. Quando nascemos os nossos pais e as nossas mães já têm pelo menos três nomes em mente para nos atribuir. E muitas das vezes tomam por base, os seus próprios nomes, os nomes de outros familiares, homenageiam amig@s, personalidades, jogadores de futebol, actores, actrizes, mártires, nomes com um significado (para isso procuram o livro dos significados dos nomes), etc etc, tudo para que tenhamos uma identificação que será nossa senha para o mundo. É um direito previsto do ser humano a ter um nome.

Na mesmo lógica, tudo que gira à nossa volta tem um nome, porque existe essa tal necessidade de identificarmos as coisas com alguma lógica, alguma concordância, ou mesmo uma origem, daí que: os objectos têm nome, os animais, as plantas, os livros, os filmes, as peças de teatro, os quadros artísticos, as esculturas, as marcas, as bebidas, os modelos, os códigos, as páginas cibernéticas, os blogues, as operações bancárias, as operações policiais, as guerras, os acontecimentos, as revoluções, os tratados de paz, as invasões, os jornais, as manchetes, os furacões, os ciclones, as empresas, os programas, os projectos, os planos, os meses, as semanas, os dias, as situações etc etc…tudo para um propósito, identificação, caracterização…

Falando em nome de empresas, lembrei-me da ELECTRA, porque este nome e não outro? Ora porque é o nome que mais se identifica e que caracteriza uma empresa que é responsável pela produção e distribuição de energia e água de Cabo Verde, daí que nada mais conveniente que este nome, não poderia ser outro (até que poderia, mas este serve).
Contudo, a mesma empresa vive uma situação que não condiz com seu nome, com seu propósito ou seja não há uma correlação nome vs. identificação. Então ajudem-me lá a procurar um nome que identifique e caracterize a situação actual (eu não diria que é actual, mas prontos…) da dita empresa.

A situação dos responsáveis que insistem em nos fazer crer que tudo está bem, também tem um nome.
A situação da sociedade civil que insiste em não ver, não ouvir e não falar, também tem um nome.

….e não são favas contadas.

2 comentários:

Lara Amado Almeida disse...

O texto está suave e envolvente, e nada tem a ver com tudo o que a nossa empresa fornecedora de Electrecidade e Água sugere, porém não posso negar a visível melhoria no fornecimento de electrecidade no ultimo mês.
O nome que posso sugerir:
huuum deixa cá ver...

A las escuras :)

Ivan Santos disse...

Sim por acaso tens razão. Mas tens q ter em conta q o texto se refere a epoca em que a situaçao estava caotica...

mas a pergunta agora eh ate qdo?