segunda-feira, 8 de março de 2010

Sensacionalismos



O nosso primeiro-ministro afirma com todas as letras, alto e bom som, que a problemática da onda de violência que o país atravessa, reside no simples facto de a nossa comunicação social ser sensacionalista. Ou seja não passam de meros casos sensacionalistas que passam na TV noticias que servem para vender e que geram avultados lucros às nossas grandes cadeias de televisão, rádio e internet.

Entretanto o Governo reúne-se com instituições públicas e privadas para discutir a violência. O Governo promete reforçar a legislação na matéria e procurar novas formas de contornar a situação.

Alguns dias depois, o Ministério de Segurança Interna, anuncia novas medidas para combate à violência e criminalidade. As medidas passam desde o reforço e capacitação da Policia Nacional, como por exemplo: 118 novos efectivos, reforço de meios para o combate à proliferação de armas ligeiras, instalação de scanners móveis e fixos para a fiscalização e controlo de armas nos portos e aeroportos (entre outras); assim como medidas operacionais, adopção de um Plano Operacional Nacional, Planos Especiais para os Comandos Regionais, etc, etc…

Hoje, anuncia-se que a Policia Militar volta às ruas, com o objectivo de colaborar no Plano de Combate à violência e criminalidade.

Perguntas: Tudo isto é porque a nossa imprensa é sensacionalista? Tudo isto é porque o estado actual da problemática da violência está pior do que pensávamos? Ou ainda, tudo isto é porque estamos a um ano das eleições e o governo quer mostrar que cumpriu no seu dever?

Sem comentários: